terça-feira, 10 de maio de 2011

Informes Pontos de Memória – 06/05/2011

Ponto de Memória da Brasilândia inaugura, dia 7, sua primeira exposição

Depoimentos gravados, fotos e objetos recolhidos junto à comunidade farão parte da primeira exposição realizada pelo Ponto de Memória Museu Social da Brasilândia (SP), que será lançada neste sábado, dia 7 de maio, a partir das 9h,  na Escola Estadual Professora Luiza Salette Junca de Almeida (Av. Deputado Cantídio Sampaio, 1701, Vila Souza, São Paulo).

Com o tema Brasilândia, suas Vilas e Jardins, a mostra contará  parte da história dessa região próxima à  Serra da Cantareira,  que reúne mais de 200 mil habitantes e é conhecida pela efervescência de movimentos socioculturais. A programação também prevê Rodas de Memória e apresentações culturais. Durante o período da exposição (7 a 14 de maio, das 9h às 17h), serão oferecidas visitas mediadas gratuitas a estudantes. Mais informações com Fábio (11) 8853 1500, Sônia (11) 3851 1906, Noemia (11) 3984 4258.

Museu Sankofa realizará chá de memória feminina

O Museu Sankofa, na Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro, vai realizar o Chá de Museu: Memória Feminina em três tempos, no dia 28 de maio (sábado), a partir das 14h. O encontro terá como protagonistas mulheres de três gerações, que serão convidadas a contar histórias da Rocinha. Durante o evento, também serão doados objetos e documentos fotográficos para o acervo do museu.  A ação museal será no CIEP, na Rua Dr. Bento Rubião (curva do “S”) Estrada da Gávea, 520. Mais informações no centroludico@bol.com.br ou no (21) 81925334, com Firmino.

Museu da Maré inaugura visita virtual à exposição Energia Nuclear

A exposição temporária Energia Nuclear, lançada em abril no Museu da Maré, já pode ser visitada nos portais www.casadaciencia.ufrj.br e no www.eravirtual.org.br  A mostra, voltada especialmente para o público escolar, tem como objetivo estimular crianças e jovens a refletirem, na teoria e na prática, sobre a relação entre o homem e natureza mediada pela tecnologia. Mais informações no (21) 3868 6748,museudamare@ceasm.org.br ou no www.museudamare.org.br. O Museu da Maré fica na Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré , Rio de Janeiro,– RJ.

Ponto de Memória da Estrutural participa da III Conferência de Cultura do DF

O Ponto de Memória da Estrutural participou da III Conferência de Cultura do Distrito Federal, que aconteceu de 29 a 31 de abril. O evento teve como objetivo debater e propor estratégias para o novo marco legal de gestão e inovação nas políticas culturais no DF. Confira: http://www.youtube.com/watch?v=PVtZXTuF2SE

Pontos de Memória participam da 9ª Semana Nacional de Museus

Os Pontos de Memória da Estrutural (Distrito Federal/DF), Terra Firme (Belém/PA), Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (Porto Alegre/RS), Museu de Favela e Museu da Maré (ambos do Rio de Janeiro/RJ) participam da 9ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio. Os Pontos integram as 1.006 instituições que, com o tema Museu e Memória, promoverão cerca de 3 mil eventos em mais de 500 cidades de todo o país durante a Semana.  A Semana Nacional de Museus acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e no Brasil é promovida pelo Ibram. Confira a programação dos Pontos de Memória na Semana: 

Terra Firme realizará gincana de História e Memória -  O Ponto de Memória de Terra Firme (Belém – PA) vai realizar a primeira gincana de história e memória do bairro, do dia 16 a 20 de maio. Voltada especialmente para os jovens, a competição está dividida em cinco provas relacionadas à memória local: composição de canção e letra sobre o bairro; enquete sobre um conto ou lenda de Terra Firme; fotos sobre a história e o dia-a-dia da comunidade; entrevista com uma personalidade; e ainda uma proposta de logomarca para o ponto de memória. A equipe vencedora receberá troféu, medalhas e um kit de livros para cada integrante.
As inscrições para a gincana são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 11 de maio, no Núcleo de Visitas Orientadas ao Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, situado na Av. Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém – PA. Mais informações com Helena Quadros, no (91) 3182 3249 ou nopontodememoriadeterrafirme@gmail.com.

Movimento de Luta será tema da primeira exposição do Ponto de Memória da Estrutural - O Ponto de Memória da Estrutural (Distrito Federal- DF) vai lançar sua primeira exposição no dia 21 de maio, a partir das 9h, na Casa dos Movimentos (Quadra 9, Conjunto E, Casa 21, Estrutural – DF). A mostraMovimentos da Estrutural, cujos suportes estão sendo elaborados a partir de objetos selecionados e reciclados do Lixão, pretende retratar a memória das estratégias de luta e resistência dos moradores. O lançamento contará com apresentações culturais de artistas região. Mais informações nopontodememoriadaestrutura@gmail.com.

Museu de Favela lança circuito Casas-Telas no Pavão- Pavãozinho -  O MUF vai inaugurar, no dia 22 de maio, o circuito Casas-Telas no Pavão-Pavãozinho. O projeto, que começou no morro do Cantagalo, em 2009, tem como objetivo retratar um circuito que conta a história, no grafite, da favela nos muros e fachadas de casas do morro. No Cantagalo, vinte residências já se tornaram obras de arte e, agora, serão mais seis no Pavão e Pavãozinho. A galeria a céu aberto forma um percurso de cerca de três quilômetros, costurado por placas indicativas, também artísticas. Os autores são o presidente do MUF, Carlos Esquivel, conhecido como Acme, e outros 15 grafiteiros da comunidade, além de personagens cujo trabalho está por trás das telas. No dia 19 de maio, às 9h e 16h, serão oferecidas visitas guiadas. Mais informações no (21) 2267 6374 ou novalquíria@museudefavela.com.br / www.museudefavela.com.br .

Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro -  Do dia  21 de maio a 23 de agosto , o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro realizará a exposição Saber Popular: Ervas, Rezas e Benzeduras: Alternativas de saúde. O museu fica na Estrada João de Oliveira Remião, 2874, Lomba do Pinheiro, Porto Alegre - RS. Informações no (51) 3352 7131 ou no museu@ipdae.org.

Maré em alta -   O Museu da Maré terá agenda diversificada, com apresentação de contos e lendas locais por moradores, oficina de leitura e a exposição Museu da Maré, que narra a história de resistência da comunidade. Também haverá um “chá de memória”, reunindo moradores que construíram a identidade e a memória da Maré. O Museu da Maré fica na Av. Guilherme Maxwell, 26 – Maré, Rio de Janeiro - RJ. Mais informações no (21) 3868 6748 ou no museudamare@ceasm.org.br,www.museudamare.org.br.

Pontos de Memória na rede:

http://mupesitiocercado.blogspot.com
www.memoriaestrutural.blogspot.com
http://pontomemoriaterrafirme.blogspot.com/
http://www.museuculturaperiferica.blogspot.com/
www.museudefavela.com.br
http://www.ipdae.org/museu.php?menu=museu
www.museudamare.org.br
www.museudohorto.org.br

Saudações museológicas,

Coordenação de Museologia Social e Educação
Departamento de Processos Museais
Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM
www.museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário